quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fagoc reúne profissionais do setor de cultura para apresentar seu Departamento Cultural

Rafaela M. Namorato



Consciente de seu papel dentro dos vários setores da sociedade, a Fagoc deu um passo muito importante na noite desta segunda-feira (11) quando apresentou as propostas de seu recém-criado Departamento Cultural para dezenas de pessoas envolvidas diretamente com o universo cultural de Ubá e toda a região.

O Departamento Cultural já era um sonho de longa data da instituição e que começou a tomar forma e caminhar para sua concretização. Hoje, coordenado pelo professor do curso de Comunicação Social, Cosme Elias, o Departamento tem por objetivo realizar ações que ajudem a promover e a incentivar a cultura em suas variadas formas de atuação.

A primeira reunião ampliada trouxe para a Fagoc dezenas de profissionais do setor cultural de todas as áreas. Durante o encontro, o coordenador do departamento, Cosme Elias apresentou os objetivos do Departamento Cultural, sendo os mesmos muito bem recebidos por todos. Além de criar o Instituto Fagoc de Educação e Cultura, o Departamento objetiva também criar e fortalecer novas entidades culturais, organizar eventos, agenciar ações culturais, criar grupos de estudos e movimentar o mercado da cultura.

“Para que alcancemos nossos objetivos é preciso que trabalhemos juntos, pois somente assim seremos mais fortes e representativos. O trabalho em conjunto dentro da cultura é essencial. Por isso convido a todos que se envolvam com este projeto para que os resultados sejam sempre positivos”, destacou Cosme Elias durante a apresentação do projeto. “Só quem trabalha diretamente com a cultura e depende de incentivos para desenvolver novos projetos sabe como é difícil caminhar, principalmente sozinho”, completou.

O diretor geral da Fagoc, Marcelo Andrade, também destacou a importância do trabalho em equipe e colocou a faculdade à disposição. “Nós da Fagoc estamos de portas abertas para receber as ações culturais que forem propostas. O que nós queremos é justamente estabelecer essa parceria e ajudar no crescimento constante deste setor em nossa região”, enfatizou.

O músico Miguel dos Anjos, reconhecido nacionalmente por seu trabalho como sambista, aprovou a ideia e abraçou a causa. “Temos inúmeros casos que deram certo graças à força de vontade de grupos como esse que estamos vendo se formar aqui. Parabéns à Fagoc pela iniciativa e, com certeza, vamos longe”, assinalou o músico.

Algumas ações começaram a ser desenhadas neste primeiro encontro. Uma delas é o possível retorno do “Sexta Cultural”, no campus da instituição, onde artistas podem se apresentar para o público da Fagoc.

Vale lembrar que as atividades do Departamento Cultural abraçam também outros segmentos e prevê a participação de profissionais das áreas de marketing, comunicação, prestadores de serviços e demais.

Para encerrar a reunião, Cosme apresentou um trailler do documentário que irá apresentar a vida de Gilson, um jovem pianista ubaense que apesar das dificuldades mostra do que o talento é capaz. O documentário está sendo produzido pelo Departamento Cultural da Fagoc e conta com a direção artística do coordenador do curso de Comunicação Social, Raul Carneiro Filho, e produção de alunos também do curso de Comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário